Sobre a Clínica Médica
A clínica médica é a especialidade da qual derivam as outras especialidades médicas, como a Angiologia, Endocrinologia, Infectologia, Pediatria, Ginecologia entre outras.
Diante do acesso à informação e ao grande volume de especialidades médicas, muitas vezes o paciente busca se auto-diagnosticar, para depois procurar um especialista. No entanto, essa é a função da clínica médica, que deverá esclarecer os sintomas e indicar a forma mais correta e segura para o tratamento. A clínica médica possui uma visão global do organismo humano e é a especialidade médica mais preparada para proceder aos diversos diagnósticos.
Quando consultar a Clínica Médica
O maior diferencial da clínica médica é que ela pode acompanhar seus pacientes ao longo da vida, conhecendo profundamente seu histórico, levando em conta aspectos mais abrangentes como estado psicológico, social e familiar. Muitas vezes, pode ajudar o paciente a entender melhor a conduta de um especialista e esclarecer dúvidas a respeito do uso de diversos medicamentos receitados por vários especialista diferentes. Sua atuação, hoje em dia, também é muito importante em doentes complexos que necessitam de acompanhamento com diversos especialistas, a clínica médica pode assessorá-los, informando-os sobre as condições do paciente e integrando condutas e medicações.
Os profissionais desta área são os mais indicados para tratar diversas doenças e só precisa encaminhar seu paciente quando houver necessidade de um especialista. Isso quer dizer, quando o problema é muito específico. Assim, a clínica médica pode tratar de doenças como:
- Check Up
- Avaliação pré-operatória para diversas cirurgias
- Avaliação para atividade física e orientação de exercícios físicos
- Obesidade leve a moderada
- Orientação nutricional
- Hipertensão arterial
- Investigação e tratamento de doenças cardiológicas leves
- Osteoporose
- Dislipidemia (colesterol alto)
- Gastrite
- Doença do refluxo gastroesofágico
- Infecções intestinais
- Infecções urinárias
- Infecções de pele e micoses
- Infecções pulmonares,
- Infecções de orofaringe
- Cefaléia (dor de cabeça)
- Hipo e hipertireoidismo
- Depressão,
- Transtornos de ansiedade
- Anemias
- Indicação de vacinas
- Alergias