DISTONIA

DISTONIA

Uma doença pouco divulgada, muitas vezes confundida com outras enfermidades e que atinge mais de 34 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, 65 mil pessoas sofrem com a distonia.
A distonia é uma síndrome neurológica que causa contrações musculares involuntários com movimentos repetitivos e incontroláveis. Ou seja, o cérebro trabalha perfeitamente, mas os músculos não correspondem os comandos.
A doença divide-se em:
– Facial: atinge olhos, pescoço e mãos;
– Segmentar: acomete duas partes próximas do corpo;
– Hemidistonia: afeta apenas um lado;
– Generalizada: o corpo todo trabalha involuntariamente.
As causas estão sendo estudadas, mas segundo pesquisas, a distonia pode estar relacionada a origem genética, intoxicação de metais pesados, reação à remédios, alguma doença e/ou lesão cerebral.
Os primeiros sinais aparecem entre 40 e 60 anos e as mulheres são as mais suscetíveis a ter a doença.
Infelizmente, a distonia não tem cura e as pessoas que sofrem com os espasmos sofrem com o preconceito e falta de autoestima. O tratamento é feito através de aplicações de botox que age como bloqueador neuromuscular, uso de medicamentos e sessões de fisioterapia. Em casos extremos, é necessário fazer cirurgia.
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMTr) – tratamento que oferecemos aqui na Clínica Dr. Rocha – é excelente para esse tipo de síndrome neurológica.
Se você tiver mais dúvidas sobre a distonia, deixe nos comentários abaixo. Estamos à disposição!

Para mais informações:
CLÍNICA DR. ROCHA:
48 3333-1560 / 48 9922-6999
Avenida Prefeito Osmar Cunha, nº 106, 9 andar
Florianópolis, SC
https://canpp.com.br/

#ClínicaDrRocha #Medicina #Psiquiatria #Neurologia
#Psicologia #Psicoterapia #Psicopatologia
#EstimulaçãoMagnéticaTrascraniana #EMTr#BobinaDuploConeRefrigerada
#Distonia #SíndromeNeurológica #EspasmosMuscularesInvoluntários

2016-09-12T14:53:11-03:0008/09/2016|Categories: Dia-a-dia|

3 Comments

  1. Jardel Cherlle Nascimento 12 de dezembro de 2017 em 14:04 - Responder

    Qual o preço da Estimulação Magnética Transcraniana? Tenho Distonia Cervical há mais de 10 anos, e atualmente faço aplicação de Toxina Botulínica a cada 3 meses.

  2. francisco 18 de abril de 2018 em 21:16 - Responder

    eu tenho distonia familhar idiopatica, estou aposentado por invalides! gostaria de saber qual exame devo fazer para comprovar a distonia?

    • Anônimo 18 de abril de 2018 em 21:54 - Responder

      As contrações distônicas musculares causadas na postura dos pés, pernas e braços são os sintomas comuns de apresentação. A distonia é o primeiro sintoma evidente com ações específicas como são ao escrever ou ao andar, com o tempo as contrações das distintas regiões do corpo surgem. A gravidade da doença varia dentro da mesma família, cãibras ao escrever pode ser um sinal. É uma das mais comuns distonias de aparição precoce e se procede ao diagnóstico realizando a análise molecular da deleção do gene TOR1A, lócus 9q34 (deleção GAG, éxon 5).

Deixar Um Comentário