Só na Clínica CANPP você encontra o tratamento que chegou para o universo psiquiátrico. Atualmente, somos uma das clínicas do Brasil, que trabalha com a Estimulação Magnérica Transcraniana (EMTr) com bobina duplo cone refrigerada e com rendimento de 100%.

Os resultados da EMTr jápodem se precebidos nas primeiras sessões com a diminuição do uso de medicamentos e sessões de terapia, devolvendo ao paciente a sensação de bem-estar físico e emocional.

O que é Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr)

A Estimulação Magnetica Transcraniana repetitiva (EMTr) é uma técnica moderna aprovada em diversos países, incluíndo o Brasil, que consiste na aplicação de ondas eletromagnéticas no cérebro para o tratamento de diversas doenças psiquiátricas como a depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade, insônias, entre outras.

A Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr) é um procedimento médico que utiliza estímulos elétricos e magnéticos excitatórios ou inibitórios para reestabelecer o funcionamento cerebral.

É uma técnica não invasiva que usa campos magnéticos para estimular pequenas regiões do cérebro.

Quais são as indicações da EMTr

A EMTr é indicada para o tratamento de diversas doenças psiquiátricas como a depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade, insônias, entre outras.

Ela também é utilizada para investigar mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos corticais, mapear o cortex cerebral e estudar o tempo de condução motora central e a cronometria de relações casuais do cérebro-comportamento.

Uso da EMTr na Depressão

A EMTr é indicada para tratar a depressão unipolar, a depressão refratária (resistente ao tratamento), depressão bipolar, bem como alucinações auditivas em pacientes com esquizofrenia.

Ela pode ajudar a tratar a depressão resistente por meio do mecanismo de neuroplasticidade.

Como é feita a EMTr na Depressão

A EMTr funciona por meio de uma bobina colocada próximo da cabeça do paciente, que emite pulsos magnéticos que regulam o funcionamento de determinadas regiões cerebrais.

Esses pulsos magnéticos agem no córtex cerebral influenciando as sinapses para torná-las mais eficientes e combater os sintomas dos transtornos de humor.

Por que estimular o Lobo Frontal?

O lobo frontal desempenha funções importantes como iniciar muitas ações, controlar as habilidades motoras adquiridas, controlar processos intelectuais complexos, como falar, pensar, concentrar-se, resolver problemas e planejar o futuro. Portanto, a estimulação do lobo frontal pode ajudar a melhorar essas funções.

Qual é a diferença entre EMTr e Antidepressivos

Enquanto a EMTr utiliza pulsos magnéticos para regular o funcionamento de determinadas regiões cerebrais, os antidepressivos atuam aumentando a disponibilidade de certos neurotransmissores no cérebro, como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina.

Ambos os métodos têm como objetivo melhorar os sintomas da depressão, mas eles agem de maneiras diferentes.

Quais são os riscos da EMTr

Embora a EMTr seja geralmente segura, ela pode causar algumas complicações como dores de cabeça leves, tontura, dor no couro cabeludo, dor de pescoço, formigamento, contração facial, sonolência e cognição alterada durante o tratamento.

Quais são os profissionais habilitados para realizar a EMTr

As sessões de EMTr devem sempre ser aplicadas e monitoradas por um profissional de saúde habilitado para tal: adequadamente treinado e ciente dos efeitos e indicações do método.

No Brasil, os Conselhos profissionais que autorizam o procedimento são os de Medicina e de Fisioterapia.

Qual é a duração do tratamento

O tempo de duração do tratamento depende do tipo de doença, do estado de saúde do paciente e do método utilizado.

Para o tratamento de radiação de alguns tumores, por exemplo, pode ser necessário fazer sessões cinco dias por semana durante seis a sete semanas.

Agende uma consulta na Clínica CANPP e conheça todos os benefícios da EMTr.
Sua saúde mental em primeiro lugar, sempre!