Um surto psicótico com delírios e alucinações que distorcem a realidade e a pessoa esquizofrênica é mal compreendida e apontada como “louca”. É assim que vivem mais de 1% da população mundial. No país são 1,6 milhões de brasileiros que convivem com essa doença.
A esquizofrenia é um transtorno mental crônica na qual realidade e imaginação se confundem. A pessoa com esquizofrenia tem a sensação de estar sendo perseguido e/ou vigiado, além de ouvir vozes que o atormentam. Mas podem ter outras alucinações, como: visuais, táteis, olfativas, gustativas e até todas juntas. As pessoas próximas começam a perceber que o transtorno também altera o lado afetivo e mental do doente, ou seja, não expressa nenhum tipo de emoção e apresenta desorganização psíquica, dificuldade de se concentrar e há uma queda considerável na motivação.
As causas dessa doença são de origem genética, fatores ambientais, alterações no cérebro e no processo bioquímico dos neurotransmissor dopamina.
Infelizmente, a esquizofrenia ainda não tem cura, mas pode ser amenizada e controlada com a ajuda de medicamentos, terapia psicossocial e apoio/compreensão dos familiares e amigos. Um tratamento com excelentes resultados é a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) usada de duas maneiras diferentes. Se o paciente tiver delírios auditivos, será tratado com estimulação em uma região lateral posterior do cérebro chamada de TP3. Caso não sofra delírios auditivos e tenha outros sintomas, estimulamos de forma profunda o córtex pré-frontal dorso lateral esquerdo.
Se você conhece alguém ou se identificou com os sintomas da esquizofrenia, venha até a Clínica Dr. Rocha. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes.
Para mais informações:
CLÍNICA DR. ROCHA:
48 3333-1560 / 48 9922-6999
Deixar um comentário