Sobre a Mastologia

O mastologista é o médico especializado em prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar as patologias referentes à glândula mamária.
No Brasil, para que o médico seja mastologista, é necessário que o mesmo seja especialista em cirurgia geral ou ginecologia para, posteriormente, fazer a residência médica em Mastologia.
Cada dia mais está sendo necessário realizar diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico de moléstias benignas ou malignas que acometem as mamas de homens e mulheres. As principais queixas envolvem a dor mamária, a presença de nódulos nas mamas, os distúrbios de desenvolvimento mamário, a saída de secreção dos mamilos, as infecções e aumento do volume das mamas de homens, dentre outros.
Os exames mais comumente realizados nas mamas são a mamografia e a ultrassonografia que, quando necessário, pode ser complementado por outros exames, como punção de nódulos e cistos, biópsia por agulha e mamotomias.
Se estiver diante de qualquer suspeita de alterações nas mamas ou necessitar de respostas para dúvidas a esse respeito, marque uma consulta com nosso mastologista.
O diagnóstico precoce e o acompanhamento com profissional especializado são essenciais para o sucesso do tratamento das patologias mamárias.

Quando consultar um Mastologista?

As mulheres que não apresentam sintomas de dores ou nódulos na mama devem a partir dos 35 anos de idade buscar um mastologista e realizar uma consulta. As que apresentam qualquer sintoma e/ou fazem parte do grupo de risco (mulheres que possuem casos de câncer de mama na família, idade acima dos 40 anos, menstruação precoce ou tardia, dentre outros fatores) devem procurar um mastologista o quanto antes.
É recomendado para todas as mulheres acima dos 35 anos, realizar o exame preventivo da mamografia, que é indicado pelo próprio mastologista. Depois dos 40 o exame deve ser feito anualmente.

Confira nossas últimas publicações sobre Clínica Médica