A obesidade é uma das maiores preocupações da saúde pública mundial e atinge crianças, adolescentes e adultos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas obesas cresce consideravelmente e a previsão é que em 2025, um quinto da população mundial sofra com a obesidade. Atualmente, são 640 milhões de pessoas obesas no mundo, a maioria reside nos Estados Unidos, China e Inglaterra. No país, são mais de 18 milhões de brasileiros.
E quando eu posso me considerar obeso? Quando você consumir mais calorias que o corpo possa queimar para gerar energia e esse excesso calórico se acumula em forma de gordura no corpo de maneira demasiada. Para saber, é preciso calcular o Índice de Massa Corporal (IMS) – peso dividido pela altura ao quadrado – e de acordo com os valores é possível se enquadrar numa tabela que irá mostrar se você está com o peso certo ou acima/abaixo do peso. Os grandes culpados são os maus hábitos alimentares (principalmente com alta ingestão de carboidratos com elevado teor de gordura e açúcar) e o sedentarismo. A carga genética também pode contribui no aumento de peso exagerado.
Juntamente com a obesidade, vem outras doenças como: pressão alta, diabete tipo 2, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedra na vesícula, câncer, entre outros. Além disso, interfere no relacionamento sexual. Nos homens, o nível de testosterona e a libido diminuem e podem ter problemas de ereção. Nas mulheres, o hormônio feminino diminui, aumenta o nível dos masculinizantes, aparece mais pêlos no corpo, irregularidade menstrual e diminui a fertilização. O lado psicológico também fica alterado, pois a pessoa obesa tem a autoestima diminuída, fica depressiva e sente-se rejeitada.
O melhor tratamento é usufruir de um estilo de vida mais saudável, diminuir a ingestão de calorias, praticar atividades físicas e fazer terapia. Há remédios para emagrecer, mas é preciso de acompanhamento médico pois o medicamento pode causar dependência. Em casos extremos de obesidade, é aconselhado a cirurgia bariátrica (redução de estômago).
A OMS já considera a obesidade como uma epidemia e para tentar diminuir o número de casos, será preciso uma ação mundial coordenada com a diminuição dos preços dos alimentos saudáveis e o aumento dos impostos das comidas industrializadas.
Para a conscientização dos riscos que a obesidade traz, foi declarado o dia 11 de outubro como o Dia Nacional de Prevenção a Obesidade.
Mas na Clínica Dr. Rocha, você encontra a solução dos seus problemas. Aqui, você pode se consultar com o especialista em Obesidade, o Dr. Ubiratan Pinto Gonçalves. E tratar a parte psicológica com os renomados Dr. Jorge Lourenço Rocha e Dr. Luciano Langie Martins que exercem a psicoterapia e psiquiatria, respectivamente.
Para mais informações:
CLÍNICA DR. ROCHA:
48 3333-1560 / 48 9922-6999
#ClínicaDrRocha #Medicina #Psiquiatria #Psicoterapia #Psicologia #Psicopatologia #Neurologia #ClínicaMédica #ModulaçãoHormonal #MedicinaDoEsporte #Obesidade #EstimulaçãoMagnéticaTranscraniana #EMT
solicito retirada de meu nome de site que vincula meu nome a esta pagina
Seu nome consta de uma postagem de 2016. Faz parte do histórico da clínica. Hoje claramente em todos os canais seu nome não tem mais nenhuma relação com a Clínica.