Generalidades
A ciclotimia é o diagnostico referente ao grupo de pacientes que apresentam variações do humor caracterizadas por numerosos períodos de hipomania (ver abaixo) de menos de 4 dias de duração alternados com períodos de leve depressão.
Kraepelin foi o primeiro a fazer a descrição desse caso considerando a ciclotimia como uma forma de temperamento ou flutuações do estado psíquico, impressão essa que perdurou até 1980 sendo modificado com o DSM III.
Hipomamia
A hipomania é um estado difuso de bem estar e sensação de energia mais elevada que a média, Nessa fase um paciente não procura um médico pois sente-se muito bem e feliz. Muitos hipotímicos são empresários bem sucedidos, pois sua energia é até benéfica para o trabalho, as idéias correm-lhe mais rapidamente, mas não tão rápido a ponto de perder o controle, o que lhes proporciona benefícios para os trabalhos que requeiram rapidez de ação e raciocínio.
O humor está elevado, mas não fora de controle. O entusiasmo é vantajoso pois não deixa de ser realista e não se abala com as derrotas. Perante uma situação dessas como podemos considerar isso uma patologia? Realmente viver em estado de hipomania seria muito melhor do que viver no estado “normal”.
O problema é que em determinados momentos pode haver alguns descontroles ou inadequações. Contudo, enquanto uma pessoa está bem adaptada mesmo que em hipomania não há motivos razoáveis para tirá-la desse estado caso nunca tenha tido problemas antes.