Sobre a Psiquiatria
A psiquiatria é a especialidade médica responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos transtornos da mente, da personalidade, das emoções e do comportamento – sejam eles de origem orgânica ou psíquica.
O psiquiatra é o profissional formado em medicina e especializado em psiquiatria. O principal objetivo do psiquiatra é identificar disfunções e aliviar o sofrimento de seus pacientes, ajudando-os a alcançarem o bem-estar psíquico. Para obter um diagnóstico e traçar um plano de tratamento, o psiquiatra avalia cada paciente sob diferentes perspectivas: biológicas, psicológicas e culturais. Para isso, dispõe de uma série de ferramentas e metodologias, como testes neurológicos, exames de imagens, exames físicos, exames laboratoriais e entre outros.
Os tratamentos também podem ser conduzidos de diferentes formas, como por meio de psicoterapia, medicamentos, estimulação magnética transcraniana repetitiva e neurocirurgia, por exemplo. Dentro do espectro de transtornos que a psiquiatria trata, podemos citar como mais comuns:
- Depressão
- Distúrbio de Ansiedade Generalizado
- Síndrome do Pânico
- Transtorno Bipolar
- Esquizofrenia
- Fobias
- Hiperatividade e déficit de atenção
- Dependência química
Quando se consultar com o Psiquiatra?
Se você sofre uma fratura, sente alguma dor ou desconforto persistente, ou qualquer outro sintoma de anormalidade com o seu corpo, você procura um médico, certo? Assim como procura o dentista quando sente dor de dente. No entanto, os sintomas que envolvem a mente – como problemas emocionais ou dificuldade para dormir, por exemplo – são mais difíceis de se identificar.
Muita gente não relaciona esses desconfortos com um possível problema de saúde e, por isso, ocorre que muitas pessoas com distúrbios ou disfunções não recebam o devido tratamento. Ao contrário, muitas buscam resolver o seu problema de humor, tristeza, insônia etc. na farmácia. Com isso, o quadro pode evoluir e gerar sérias consequências ao indivíduo.
É importante ressaltar que problemas de ordem psíquica não tratados da maneira correta podem acarretar riscos à saúde e até mesmo à vida do paciente, além de prejudicar suas relações pessoais e profissionais. Claro que é normal na vida de qualquer pessoa, ter aqueles dias em que estamos mais deprimidos, nervosos, estressados… no entanto, quando os sintomas não vão embora depois de alguns dias, ou vão e voltam com frequência, é importante buscar ajuda do psiquiatra. Os sintomas mais observados são:
- Mudanças frequentes e abruptas de humor
- Dificuldade para dormir
- Alterações no apetite
- Não consegue se livrar de um vício (sim, a psiquiatria ajuda pessoas com dependência química e outros vícios, como o vício por jogos, por exemplo)
- Dores inexplicáveis (Por exemplo: um paciente que sofre de uma dor de cabeça ou no estômago e já foi nos médicos especialistas por essas áreas, e a causa da dor não foi identificada através de exames. Essas dores podem ser sintomas de alguma anormalidade psíquica)
- Projetos e relações pessoais parecem desabar. Tudo está dando errado e o indivíduo percebe que não é apenas uma fase, pois os infortúnios continuam acontecendo ou se repetindo
- Falta de memória. O indivíduo percebe que está ficando mais esquecido que o habitual
- Vontade ou intenção de ferir a si mesmo ou a outras pessoas
A Clínica Dr. Rocha dispõe de infraestrutura, tecnologia e profissionais especializados para atender pacientes que necessitam de assistência, tratamento e apoio a quadros psiquiátricos. Converse com nossos especialistas e saiba mais!