Nesse mês de setembro, a equipe do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma) e da Inovação e Difusão (CEPIDs) publicou um artigo na revista “Aging Cell” afirmando que a restrição calórica pode ser benéfica para o cérebro. Ou seja, comer menos faz você viver mais. Isso acontece porque a redução de 40% na ingestão de calorias faz aumentar a capacidade de trabalho da mitocôndria (organela celular encarregada pela produção de energia) em captar mais cálcio para o cérebro. Essa absorção pode evitar a morte de neurônios associados às doenças, como: Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, epilepsia, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras.
No Brasil, esse estudo foi conduzido pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo.
A restrição calórica aliado ao exercício físico ajudam na diminuição na incidência de diabetes, da hipertensão, de alguns tipos de câncer, ataques cardíacos, derrame cerebral, invalidez por doenças reumáticas. E com a alta quantidade de cálcio, você terá ossos mais fortes.
Aqui no Facebook da Clínica Dr. Rocha você encontra os últimos estudos e as novidades sobre o mundo fascinante do cérebro.
Deixar um comentário