A Síndrome de Diógenes remete ao filósofo grego Diógenes que vivia como mendigo recolhendo e acumulando objetos sem valor. Esse é a principal característica da doença, ou seja, a pessoa portadora do transtorno tem a mania de adquirir ilimitadamente bens, animais e/ou objetos sem valor, vivendo em condições insalubres. Geralmente, atinge mais mulheres em idade madura totalizando 4% da população mundial.
É considerada uma síndrome de cunho emocional que gera uma ansiedade excessiva pois são incapazes de descartar as coisas acumuladas, deixando-as deprimidas com o simples fato de fazer uma limpeza no ambiente causando uma sensação de vazio e perda. Em muitos casos, a pessoa não tem a consciência de seu problema e nega o tratamento que seria a terapia cognitiva/comportamental somado ao uso de medicamentos. Quando tomam conhecimento que possuem a síndrome, sentem vergonha e se afastam de familiares e amigos.
Esse transtorno não pode ser confundido com colecionador, pois esse organiza os objetos de maneira racional, respeitando sensatamente o espaço das pessoas e valor da aquisição. Em contrapartida, os acumuladores compulsivos perdem o controle para organizar e selecionar as coisas interferindo nas realizações das tarefas básicas conduzindo aos isolamento social e na diminuição da mobilidade.
Se você se identificou com o texto, não fique sofrendo. Agende uma consulta na Clínica Dr. Rocha, vamos ajudá-lo a organizar a sua vida.

Para informações:
CLÍNICA DR. ROCHA:
48 3333-1560 / 48 9922-6999

‪#‎ClínicaDrRocha ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬#Medicina #‎Psiquiatria‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬ ‪#‎Psicoterapia‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬ #Psicologia #Psicopatologia #Neurologia #EstimulaçãoMagnéticaTranscraniana #EMTr #SíndromeDeDiógenes #AcumuladoresCompulsivos