A Síndrome de Munchausen é um transtorno que causa desordem psiquiátrica que simula alguma doença ou trauma psicológico para conseguir atenção e empatia das pessoas ao seu redor. Agem por compulsão e é considerada a forma mais severa de fingimento pois sabem que estão saudáveis mas querem estar doentes. Diferentemente do hipocondríaco, pois esse acredita que realmente está doente.
O primeiro relato dessa doença foi em 1951 pelo médico inglês Richard Asher e o nome da síndrome faz menção ao nobre alemão Barão de Munchausen que sempre contava histórias fantasiosas e exageradas sobre suas aventuras na carreira militar.
Um dos segmentos do transtorno que mais assusta é a Síndrome de Munchausen por procuração. Esse tipo faz com que o responsável por uma criança – geralmente a mãe – relate sintomas fictícios no filho colocando a sua saúde em risco, ou seja, mentem para a equipe médica para que a criança receba tratamentos complexos e invasivos por um problema inexistente ou então o responsável machuca a criança para simular os sintomas.
No ambiente hospitalar, a mãe portadora da síndrome se mostra zelosa e preocupada, assim consegue receber reconhecimento e atenção.
Quando é descoberta a farsa das doenças, as pessoas com Síndrome de Munchausen peregrinam para outros hospitais com novos relatos de sintomas que não existem e começa tudo de novo.
O diagnóstico é muito complexo e exige atenção aos detalhes, como: contradição das histórias, grande conhecimento de termos médicos, manifestações clínicas diferentes dos resultados dos exames, entre outros. E quando se trata da síndrome por procuração, as crianças são internadas constantemente por sintomas inexplicáveis, os sintomas acentuam quando estão em casa, é encontrada a presença de substâncias químicas na urina ou no sangue das crianças e há relatos que os irmãos faleceram sob causas estranhas.
O tratamento é complicado pois as pessoas portadoras da Síndrome de Munchausen ignoram o fato de estarem doentes. Ajuda psiquiátrica e remédios são indicados nesse caso. E quanto às crianças, afastá-los dessas pessoas e fazer acompanhamento psicológico.
A Síndrome de Munchausen é pouco conhecida mas que pode trazer grandes danos à saúde das pessoas portadoras e de terceiros. Se você conhece alguém com essas características, encaminhe para a Clínica Dr. Rocha e juntos faremos um ótimo trabalho.
Para informações:
CLÍNICA DR. ROCHA:
48 3333-1560 / 48 9922-6999
#ClínicaDrRocha #Medicina #Psiquiatria #Psicoterapia #Psicologia #Psicopatologia #Neurologia #EstimulaçãoMagnéticaTranscraniana #EMTr #SíndromeDeMunchausen #SintomasFictícios
Deixar um comentário