Piscar, franzir a testa, contrair a musculatura, balançar a cabeça, emitir ruídos vocais… mas fazê-los involuntariamente, muitas vezes durante o dia e com muitas repetições. Esses são alguns dos sintomas da Síndrome de Tourette, um problema neuropsiquiátrico caracterizado por múltiplos tiques motores e vocais incontroláveis que começa na infância e pode se tornar crônica. Em suma, é um junção do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) com tiques.
Em fatos graves, essa síndrome pode dificultar a realização de atividades diárias e o portador, muitas vezes, convive com o rejeição das pessoas levando-o a ter baixa estima e desconforto social.
A Síndrome de Tourette atinge 1% da população mundial e na maioria, homens. Apesar de ser raro, o primeiro caso da doença é antiga. Foi descrita em 1844 pelo estudante de Medicina, Gilles de La Tourette.
O diagnóstico é clínico. A doença não tem cura, mas pode ser controlada através de medicamentos e com a ajuda da terapia comportamental cognitiva que tem como objetivo reverter os hábitos.
Em 2008, foi lançado o filme “O primeiro da classe” (Front of the class) que conta a história de um professor que convivia com a Síndrome de Tourette e foi baseado em fatos reais. No vídeo abaixo, você confere o trailer do filme e conhece um pouco mais da doença.
Se você conhece alguém que tenha a Síndrome de Torette, encaminhe para a Clínica Dr. Rocha e ajude-o a ter mais qualidade de vida.
CLÍNICA DR. ROCHA:
48 3333-1560 / 48 9922-6999
#ClínicaDrRocha#Medicina #Psiquiatria #Psicoterapia #Psicologia #Psicopatologia #Neurologia #EstimulaçãoMagnéticaTranscraniana #EMTr
Meu esposo tem não aceita tratamento l convivência bem difícil pois o som é alto
Tem que ter paciência, tentar conversar a respeito, nunca impor. A doença é bem difícil para quem a tem, se viver sob pressão vai piorar a ansiedade e portanto os sintomas
É possível ter os toques é o som. É sem tratamento passar???? Pode voltar????? Ele tá com algumas manias. Ficar com os dedos na boca. Coloca manhã ou a frente da blusa na boca. Fica com as mãos no bumbum. Estás ações pode ter alguma coisa a ver com Tourette???!?
Difícil responder de forma segura suas dúvidas sem ter feito uma minuciosa avaliação do paciente. A probabilidade destas respostas não retratarem a realidade da situação é muito grande.
Eu quis dizer manga da blusa. É meu filho. Vai fazer 6 anos
Foi respondido anteriormente.
Boa noite eu tenho 43 anos hoje domingo dia 10/2 vi uma reportagem na Record sobre a síndrome de Tourette eu faso uma careta a trinta anos todo mundo pensa que é mania cacuete mais depois que vi esta reportagem procurei um médico aqui em Florianópolis mais não estou achando onde posso procurar pois ficam pegando no meu pé e fico muito sentido
Bom dia, tenho síndrome de Tourette, descobri em 2016, mas já tenho os tiques e os movimentos desde criança… Meus pais são leigos no caso e não dão importância pra isso. Depois de casada que fui procurar ajuda e saber o que tenho, e então o diagnóstico foi a síndrome de Tourette. Sofro muito com a sociedade, mas não os culpo até porque nem todos sabem que essa doença existe. Algumas pessoas até tenta ser solidários mas outros riem, ficam olhando, outros saem de perto, alguns acham que é loucura. Qndo tenho um tique perto de alguém fico muito sem graça e tento disfarçar mais parece que piorou a situação, os tiques vêm em ondas sonoras então consigo sentir qndo vou ter um tique, então tento segurar, mas com isso estou perdendo os dentes, porquê na tentativa aperto um dente no outro e estão amolecendo e caindo. Faço tratamento com neurologista e medicamentos estão sendo bons pra mim, não para totalmente os tiques e os movimentos, mas diminuem bastante. Gostaria de conhecer mas pessoas que tem Tourette porquê até hoje nunca vi ninguém que tem.
Que bom que você está em tratamento. A Estimulação Magnética Transcraniana associada a medicação é psicoterapia é uma opção para você ficar bem melhor do que está. Considere esta opção