Piscar, franzir a testa, contrair a musculatura, balançar a cabeça, emitir ruídos vocais… mas fazê-los involuntariamente, muitas vezes durante o dia e com muitas repetições. Esses são alguns dos sintomas da Síndrome de Tourette, um problema neuropsiquiátrico caracterizado por múltiplos tiques motores e vocais incontroláveis que começa na infância e pode se tornar crônica. Em suma, é um junção do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) com tiques.
Em fatos graves, essa síndrome pode dificultar a realização de atividades diárias e o portador, muitas vezes, convive com o rejeição das pessoas levando-o a ter baixa estima e desconforto social.
A Síndrome de Tourette atinge 1% da população mundial e na maioria, homens. Apesar de ser raro, o primeiro caso da doença é antiga. Foi descrita em 1844 pelo estudante de Medicina, Gilles de La Tourette.
O diagnóstico é clínico. A doença não tem cura, mas pode ser controlada através de medicamentos e com a ajuda da terapia comportamental cognitiva que tem como objetivo reverter os hábitos.
Em 2008, foi lançado o filme “O primeiro da classe” (Front of the class) que conta a história de um professor que convivia com a Síndrome de Tourette e foi baseado em fatos reais. No vídeo abaixo, você confere o trailer do filme e conhece um pouco mais da doença.
Se você conhece alguém que tenha a Síndrome de Torette, encaminhe para a Clínica Dr. Rocha e ajude-o a ter mais qualidade de vida.

CLÍNICA DR. ROCHA:
48 3333-1560 / 48 9922-6999

‪#‎ClínicaDrRocha‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬#Medicina #‎Psiquiatria‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬ ‪#‎Psicoterapia‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬ #Psicologia #Psicopatologia #Neurologia #EstimulaçãoMagnéticaTranscraniana #EMTr