A Síndrome do X-Frágil é uma condição genética ligado ao cromossomo X que compromete o intelecto e atrasa o desenvolvimento, causando dificuldades no aprendizado e na parte motora. Apesar de pouco difundida, esse transtorno é a forma hereditária mais comum de deficiência intelectual. A síndrome acomete o sexo masculino de forma mais grave.
Os primeiros sinais da doença começa no físico. As pessoas portadoras da síndrome tem traços característicos, como: face alongada e estreita, orelhas largas, mandíbula e testa proeminentes, dedos muito flexíveis além do normal e pés chato. Os homens tem testículos maiores que o normal e as mulheres têm menopausa precoce e problemas de fertilidade. Geralmente evitam contato visual, são hiperativos, impulsivos e tem comportamentos repetitivos. Além disso, sofrem com ansiedade e depressão. Em contrapartida, são muito inteligentes, com excelente memória e bom vocabulário.
O análise é clínico e comprovado pelo exame de DNA em teste laboratorial. Quando um membro da família é diagnosticado com a síndrome, é preciso fazer um aconselhamento genético com todos os familiares, pois é certo que mais pessoas sejam portadoras da doença.
A doença ainda não tem cura, mas os sintomas podem ser amenizados com o uso de medicamentos e ter melhor qualidade de vida com a ajuda de profissionais da área da saúde e terapia para todos os familiares.
Aqui na Clínica Dr. Rocha você pode solucionar todos os seus problemas e tirar todas as suas dúvidas. Agende uma consulta conosco!

CLÍNICA DR. ROCHA:
48 3333-1560 / 48 9922-6999
https://www.canpp.com.br/

‪#‎ClínicaDrRocha‬ ‪#‎Medicina‬ ‪#‎Psiquiatria‬ ‪#‎Psicoterapia‬ ‪#‎Psicologia‬ ‪#‎Psicopatologia‬ ‪#‎Neurologia‬ ‪#‎EstimulaçãoMagnéticaTranscraniana‬ ‪#‎EMTr‬ ‪#‎SíndromeDoXfrágil‬