Há 2.500 anos já se ouvia relatos de pessoas com Psicose Maníaco Depressiva e que hoje, conhecemos como Transtorno Bipolar ou simplesmente TAB. Essa doença contabiliza cerca de 27 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, esse distúrbio atinge 4% da população.
O Transtorno Bipolar é um distúrbio psiquiátrico na qual o doente sofre com perturbações de humor, ou seja, há uma alternância entre a depressão e a euforia/mania de maneira compulsiva.
O diagnóstico é clínico feito por um psiquiatra e deve ser realizado o quanto antes, pois quanto maior a demora, maior será a perda da capacidade cerebral, afetando 10% do hipocampo responsável pela cognição e memória. Além disso, outras áreas do cérebro também são comprometidas como o lobo pré-frontal e amígdala – responsáveis pela campo emocional – e na diminuição na produção da serotonina, o hormônio do bem estar.
A doença não tem cura, mas o tratamento é feito através de medicamentos e psicoterapia. Hoje em dia, com o avanço da Psiquiatria, também é tratado com excelentes resultados com a EMTr e EMTp, (Estimulção Magnética Transcraniana repetitiva e profunda), sendo ainda tratado no caso de TAB depressivo, com aplicações de soro de KETAMIN. Além do apoio de familiares.
É considerada a 6ª doença que mais causa incapacidade do mundo e sem um tratamento adequado, o doente pode reduzir a expectativa de vida em menos 9,2 anos e em casos mais graves, os índices de suicídio podem aumentar em 15%.
Para maior conscientização da doença, foi criado o Dia Mundial do Transtorno Bipolar comemorado todo dia 30 de março.

Para maiores informações:
CLÍNICA DR. ROCHA:
48 33331560 / 48 99226999