Antigamente, o vício estava relacionado a problemas comportamentais. Mas hoje, já é considerado uma doença. É uma desordem cerebral crônica relacionada a quantidade de dopamina liberada nos circuitos cerebrais. A dopamina é um neurotransmissor associado a dependência, ou seja, quanto mais dopamina liberada, maior o prazer intenso e instantâneo. Mas quando a dependência da dopamina – ao realizar atividades repetidamente – deixa de ser uma lazer, aí começa a virar um vício. Esse problema pode trazer contratempos no trabalho, conflitos no meio familiar e um prejuízo no orçamento. Além disso, nas crises de abstinência, a pessoa viciada começa a ficar irritada, inquieta, sentir tremores, entre outros.
Os vícios mais comuns estão relacionados a comida, jogos, tecnologia, sexo, exercícios físicos, trabalho e pequenos furtos. Pessoas com predisposição genética, transtornos psiquiátricas e fatores socioculturais podem contribuir para o caminho do vício.
O controle da doença é feita com sessões de psicoterapia e em casos severos de impulsividade, faz o uso de medicamentos. Outra opção inovadora e muito eficaz é a Estimulação Magnética Transcraniana (EMTr) que ajuda no tratamento para amenizar/curar os vícios. Aqui na Clínica Dr. Rocha você já encontra esse recurso.
Tenha uma vida livre e sem vícios! Agende uma consulta conosco.
Para mais informações:
CLÍNICA DR. ROCHA:
48 3333-1560 / 48 9922-6999
#ClínicaDrRocha #Medicina #Psiquiatria #Psicoterapia #Psicologia #Psicopatologia #Neurologia #EstimulaçãoMagnéticaTranscraniana #EMTr #Vício
Deixar um comentário