O Mal de Alzheimer é uma enfermidade que envolve a memória e a comunicação. Segundo alguns especialistas, também pode ser considerada a doença do século XXI pois já atinge 22 milhões de pessoas no mundo e esse número só tende a crescer. No Brasil, esse mal atinge 1,2 milhão de pessoas, muito delas ainda não diagnosticado.
A doença desenvolve-se na terceira idade – na maioria, em mulheres – e a família começa a perceber que o idoso perde suas funções cognitivas, como: memória, orientação, atenção e linguagem. O desenvolvimento do Mal de Alzheimer é gradativa. O idoso tem dificuldades de memorizar, captar novas informações, aprender coisas novas, repete muitas vezes a mesma coisa, começa a ficar agressivo e irritado. Isolando-se de amigos e familiares. Em casos mais graves da doença, o doente perde a capacidade de se expressar, não consegue cuidar da própria higiene, de se alimentar e de se vestir, além de alucinações. O idoso não tem o controle da sua própria vida. Isso tudo porque as células do cérebro começam a morrer. Além disso, outros fatores podem ser consideradas fatores de risco: histórico familiar da doença, portadores de Síndrome de Down e traumas cranianas.
O Mal de Alzheimer não tem cura e a sobrevida é de 6 a 9 anos. Mas é possível amenizar e retardar os sintomas com a ajuda de medicamentos, atividade física e psicoterapia para o doente e familiares. Nesse momento, a família do idoso precisa ter muita paciência, compreensão e entendimento de todo o processo. Outro tratamento em potencial é a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT). Esse procedimento não cura e nem retarda o Alzheimer, mas o córtex pré-frontal dorso lateral esquerdo é estimulado de forma profunda, melhorando o fluxo sanguíneo nas áreas afetadas e estimulando as sinapses saudáveis a estabelecerem novas rotas, isto pode fazer com que o portador de Alzheimer recupere algumas funções perdidas e melhore as ainda existentes. Modificando em muito sua qualidade de vida no curso da doença e diminuindo bastante a necessidade de alguns fármacos necessários sem a EMT.
Se você conhece algum idoso que sofre do Mal de Alzheimer, faça-nos uma visita.
Para mais informações:
CLÍNICA DR. ROCHA:
48 3333-1560 / 48 9922-6999
Deixar um comentário