O americano Michael Merzenich sempre acreditou que o cérebro humano mudava sua funcionalidade de acordo com o seu uso, ou seja, esse órgão tinha neuroplasticidade e conseguia fazer novos circuitos e conexões neuronais como resposta a estímulos e experiências. Assim, estudou e publicou mais de 150 artigos científicos sobre o tema nas mais conceituadas revistas desse meio. Atualmente, é o professor mérito da University of California, nos Estados Unidos.
Mas sua defesa pela neuroplasticidade teve muito repúdios ao longo do tempo até a sua aprovação. Atualmente é considerada revolucionária pois traz esperança para crianças com dificuldade de aprendizado e pessoas com lesões cerebrais.
Nos anos 60, acreditava-se que o órgão era imóvel e pré-moldado de acordo com a genética. Nos anos 70, através de testes em animais, Merzenich comprovava a teoria que os circuitos do cérebro e as sinapses se alteravam conforme as atividades. Nos anos 80, ele desenvolveria o implante coclear. Em 1996, fundou a Scientific Learning Corporation, empresa de software que aprimorava o aprendizado. Em 2004, foi cientista-chefe da Posit Science, empresa que desenvolve programas para o treinamento do cérebro. Desde então, pesquisa sobre a prática de exercícios intelectuais com a função de remodelar a atividade cerebral e recuperando a capacidade perdida.
Esse é apenas um resumo da carreira desse excelente pesquisador que acreditou na capacidade inigualável que tem o cérebro.
Aqui, na Clínica Dr. Rocha você vai conhecer pessoas que desbravaram o mundo da psique. Não percam!
Deixar um comentário