Sobre a Terapia de Família
A Terapia de Família, ou Terapia Familiar, é um tratamento realizado em grupo, cujo objetivo é desenvolver o diálogo entre os membros de uma família, a fim de auxiliar na resolução de problemas, crises e na construção de relações harmoniosas. É uma alternativa para famílias que enfrentam conflitos e desarmonia. A terapia não abrange necessariamente apenas o núcleo familiar (pai, mãe e filhos), mas pode estender-se também aos avós, genros, noras ou quaisquer outros membros envolvidos no conflito. O tratamento é realizado por intermédio de um psicólogo/psicoterapeuta especializado em terapia familiar.
Quando buscar a Terapia Familiar?
Em geral, as famílias buscam orientação quando enfrentam dificuldades que não conseguem lidar ou solucionar, e percebem que essa dificuldade está causando sofrimento aos membros, desestruturando e/ou afastando os familiares. As crises familiares podem ocorrer por diversos motivos como alcoolismo, drogas, doenças graves, rebeldia dos filhos, a iminência de uma separação, problemas escolares, brigas constantes, entre outros.
Muitas vezes, a crise familiar ocorre por diversos conflitos cotidianos, que vão se repetindo sem que se consiga chegar a um diálogo ou uma resolução. A fim de evitar que esses problemas se agravem e resultem em problemas e tristezas ainda maiores, as famíias podem contar com a ajuda de um terapeuta profissional.
O tratamento pode contribuir para evitar que o conflito evolua, possibilitar uma nova visão e raciocínio aos membros, estimular o diálogo pacífico e construtivo, e, nas melhores hipóteses, ajudar a família a resolver o conflito.
Converse com nossos especialistas e saiba mais!