A temida palavra “menopausa” atinge 80% das mulheres entre 45 e 55 anos. É uma fase delicada e que exige atenção para lidar com muitas mudanças, tanto comportamentais como hormonais e fisiológicas. É nesse momento que os ciclos menstruais e ovulatórios encerram suas atividades, ou seja, o corpo feminino para de produzir os hormônios estrogênio e progesterona e a mulher passa da fase reprodutiva para não reprodutiva. Essa transição é chamada de “climatério” e dura um ano.
A menopausa também pode ser precoce, quando há a retirada dos ovários e do útero em processo cirúrgico.
Durante a menopausa, a mulher tem que conviver com vários sintomas desagradáveis como: ondas de calor, sudorese noturna, insônia, diminuição de atenção e da memória, diminuição da massa óssea (podendo levar a osteoporose), alteração na distribuição da gordura corporal, entre outros. Além disso, devido a falta do estrogênio, a mulher tem a libido e a lubrificação diminuídos. Essa desordem hormonal pode afetar o psíquico feminino levando a diminuição da autoestima, crises de ansiedade, irritabilidade e depressão. Entretanto podem ser controladas com a ajuda e apoio dos familiares e da reposição hormonal. Esse último vai devolver o estrogênio e a progesterona ao corpo. Beber água, fazer exercícios físicos regularmente, evitar o fumo, o álcool e as drogas, tomar sol também ajudam a amenizar os sintomas.
A Clínica Dr. Rocha oferece tratamento com a psicoterapia e com a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT). A EMT é um recurso extremamente eficiente na menopausa, pois reorganiza as neuro-conexões fazendo com que as fendas sinápticas aumentem o fluxo de dopamina, eliminando as desordens psíquicas decorrentes da menopausa, melhorando em muito a qualidade de vida da mulher neste período e muitas vezes, evitando com isto um grande número de divórcios.
Para mais informações:
CLÍNICA DR. ROCHA:
48 3333-1560 / 48 9922-6999
#ClínicaDrRocha #Menopausa
#EstimulaçãoMagnéticaTranscraniana #EMT
Deixar um comentário